Diversão Offline 2025 celebra 10 anos com recorde de público, lançamentos e experiências imersivas

Se você é fã de jogos de tabuleiro, RPG, card games ou simplesmente adora descobrir novas formas de se divertir longe das telas, o Diversão Offline já deve estar no seu radar há algum tempo. Em 2025, o evento completou 10 anos de existência – e o que vimos foi uma edição histórica, vibrante, cheia de conteúdo e com cara (e coração) de festival.
Realizado em São Paulo entre os dias 21 e 22 de Junho, no Expo Center Norte, o DOFF reuniu milhares de pessoas de todo o Brasil e da América Latina em dois dias intensos de jogatinas, lançamentos, bate-papos, compras e, acima de tudo, muita conexão humana. E olha, se tem uma coisa que ficou clara: a cena de jogos de mesa no Brasil está mais viva e diversa do que nunca.
Um marco na cultura dos jogos de mesa
Com mais de 100 expositores, o evento trouxe editoras consagradas como Galápagos, Devir, Meeple BR, PaperGames, Buró, além de criadores independentes com protótipos incríveis – muitos deles já em campanha de financiamento coletivo. A quantidade de mesas para jogar ali mesmo no evento impressionava, assim como a dedicação dos monitores que explicavam as regras com paciência e empolgação.
Mas não foi só isso. A edição comemorativa também investiu forte em conteúdo. Rolou programação paralela com painéis, workshops, bate-papos com designers nacionais e internacionais, além de espaços dedicados a acessibilidade, jogos inclusivos, área kids e oficinas educativas. O DOFF deixou claro que está olhando para o futuro — e quer incluir todo mundo nesse jogo.
Destaques e novidades de 2025
Este ano, o grande destaque foi o número de jogos nacionais com proposta inovadora, tanto em mecânica quanto em tema. A cena indie está mais madura, e isso ficou evidente nos corredores cheios de mesas com autores mostrando seus jogos diretamente ao público – e ouvindo feedback na hora.
Além disso, a infraestrutura do evento também evoluiu. Mais mesas, mais espaço para circular, praça de alimentação variada e uma organização que fluiu muito bem, mesmo com o volume de visitantes (que deve ter ultrapassado os 20 mil nos dois dias).
Jogando no DOFF: uma experiência que vai além das regras

Brava Gente: um jogo sobre todos nós
Imagine chegar em um país totalmente diferente, e ter de começar a vida toda do zero. Esta é a proposta de Brava Gente, um jogo que fala sobre imigração.
Nele você assume o papel de um imigrante, e passará por todas as dificuldades em um novo país que está crescendo economicamente, e terá de buscar trabalho, ganhar prestígio na comunidade, trazer colegas e parentes para lhe ajudar nesta nova vida, construindo este novo país.
O jogo foi desenvolvido por Gabriel Rossi em parceria com pesquisadores do Museu do Imigrante de São Paulo.
Um jogo que dura aproximadamente 90 minutos até 4 jogadores, onde a cada rodada surgem propostas de trabalho, que oferencem diferentes recompensas.
Em determinadas rodadas surgem modificadores (que dificultam a vida do imigrante), como geadas que acabam com a lavoura ou greves que prejudicam o trabalho nas fábricas.
Em geral é um jogo histórico muito divertido, que faz com que nos sintamos imigrantes vindo de algum lugar do mundo para tentar a vida no Brasil do século XIX.
10 anos de história – e o melhor ainda está por vir
Chegar a 10 anos de evento no Brasil não é pouca coisa. O Diversão Offline cresceu junto com o mercado e com o público. Mais do que uma feira, ele se tornou um ponto de encontro anual para quem leva o hobby a sério, para quem quer experimentar algo novo ou simplesmente passar um fim de semana diferente.
O DOFF 2025 foi uma celebração de tudo isso. Uma prova de que, mesmo em tempos de inteligência artificial e hiperconectividade, ainda existe espaço – e sede – por momentos presenciais, por jogos com peças físicas, por olhares trocados em volta de uma mesa.
Que venham os próximos 10 anos de diversão offline!